Os sintomas de estresse no trabalho se apresentam e avolumam na medida em que as exigências, pressão e a ansiedade nas atividades laborais aumentam.

Vivemos épocas difíceis, em que a economia retrocedeu, a cobrança por resultados é diária e as oportunidades profissionais exigem grandes esforços e o acúmulo de funções.

O estresse ocasiona reações físicas e emocionais, que têm por objetivo a nossa própria proteção.

Portanto, em pequenas doses, ele é importante e benéfico, uma vez que nos defende e alerta dos perigos e situações do cotidiano. O problema ocorre quando os níveis são acima dos normais, pois a qualidade de vida é ameaçada.

Neste post apresentamos os principais sintomas de estresse no trabalho e o que precisa ser feito para impedir os seus danos. Continue lendo e confira!

Quais são os principais sintomas de estresse no trabalho?

O trabalho consome grande parte das horas do dia e está ligado diretamente à satisfação ou frustração das pessoas em suas vidas. Nos casos negativos, o estresse poderá lhe acompanhar se você não souber lidar com a situação.

É através das atividades profissionais que se desenvolvem as condições para a manutenção da vida, constroem-se grandes amizades e se obtêm conquistas no âmbito material e emocional.

No entanto, é também no trabalho que grandes desafios são encontrados, envolvendo:

O lado negativo dessas práticas levam muitas pessoas ao estresse, ou seja, a um desconforto que acaba refletindo no corpo e nas emoções, ocasionando:

Dores crônicas

Um dos sintomas de estresse no trabalho, que é bastante comum, está relacionado a dores crônicas.

Elas ocorrem em função do nível de adrenalina produzida pelo corpo, com o objetivo de manter-se em alerta contra as ameaças percebidas pela pessoa que se sente sobrecarregada.

O corpo entra em estado de alerta e tende a criar uma proteção contra possíveis agressões e situações indesejadas, impedindo o relaxamento, até mesmo durante o sono.

Com isso, as dores crônicas passam a fazer parte do cotidiano, inclusive a dor de cabeça, reflexo do medo, ansiedade e insegurança.

Alergias na pele

Outro ponto observável nos sintomas de estresse no trabalho estão nas alergias que acometem muitas pessoas, apresentando manchas na pele ou coceiras que parecem intermináveis.

Essas são as alergias nervosas, que surgem através do estresse e de problemas emocionais.

Sentir-se sem energia e sem motivação

Também bastante comum nas atividades profissionais em função do estresse, é a falta de energia e motivação.

Muita gente não tem forças para desenvolver as suas tarefas, uma vez que o estado de desmotivação e a baixa autoestima acabam trazendo sérios problemas para diversas áreas da vida.

Isso se dá em função das emoções negativas e da falta de percepção das oportunidades e satisfação que o trabalho pode proporcionar.

Como combater o estresse no trabalho?

A partir dos sintomas de estresse no trabalho, é preciso que ações sejam desenvolvidas para a eliminação das causas.

Os problemas e obstáculos fazem parte da vida e servem para o aprendizado e amadurecimento das emoções, portanto, algum tipo de estresse é comum no cotidiano de todas as pessoas.

No entanto, é preciso o esforço e o desenvolvimento de hábitos saudáveis que agreguem às atividades profissionais emoções positivas e de gratidão pela oportunidade em poder trabalhar e ser útil à sociedade, tais como:

  • tenha uma alimentação saudável e balanceada,
  • aprenda a respirar,
  • aprecie os bons momentos do trabalho,
  • crie e cultive amizades,
  • sorria e dê boas risadas nos momentos apropriados,
  • desenvolva a inteligência emocional.

Todas essas práticas são individuais e necessitam apenas de sua vontade para estarem presentes no seu dia a dia.

Se você percebe os sintomas de estresse no trabalho e deseja vencer esses problemas, conheça o PoderosaMente, um evento transformador, que melhora as emoções, elimina comportamentos limitantes e possibilita mudanças para o alcance da vida dos seus sonhos!