A qualidade de vida no trabalho, também chamada de QVT, pode ser vista pelo lado da empresa, que deseja melhores resultados, e dos colaboradores, que exigem mais satisfação no trabalho.

Por isso, trabalhar na construção de um ambiente corporativo harmônico e tranquilo é investir em mais produtividade e qualidade do serviço prestado. 

Afinal, ambientes estressantes e conflituosos geram resultados negativos, enquanto os ambientes mais equilibrados propiciam um bom desempenho.

A QVT promove a satisfação do funcionário em relação ao ambiente de trabalho, seja em relação ao espaço físico corporativo ou quando se trata de uma melhoria na convivência entre os membros de uma equipe. 

Neste post você vai saber um pouco mais sobre a importância dela e sua influência nos resultados da empresa e do colaborador.

O que é qualidade de vida no trabalho?

A qualidade de vida no trabalho não é uma reivindicação atual. 

Ele já existia, mas ganhou força na década de 1970 com o professor Louis Davis, da Universidade da Califórnia.

Na época, Davis estava trabalhando em um projeto de desempenho de cargos. Para ele, o conceito de QVT se refere à preocupação com a saúde e o bem-estar do colaborador no desempenho de sua tarefa. 

Cinquenta anos depois, ela abrange os aspectos:

  • físicos, 
  • ambientais,
  • psicológicos.

Sendo assim, hoje ela é definida como um conjunto de ações promovidos pela empresa ou gestor para proporcionar melhorias no ambiente e uma vida mais saudável aos colaboradores. 

Como a qualidade de vida no trabalho influencia na produtividade?

Com a QVT todos ganham!

Os colaboradores se tornam mais satisfeitos e motivados e, com isso, são estimulados a trabalhar melhor. 

Trabalhar com satisfação diminui o nível de estresse, o que garante um ambiente organizacional mais tranquilo e produtivo.

A empresa, por sua vez, tem seus resultados potencializados, já que trabalhadores satisfeitos inovam, criam, e asseguram a qualidade no desempenho da atividade.

Como promovê-la?

Um líder de sucesso busca encontrar alternativas que promova em toda a equipe:

  • satisfação, 
  • valorização do colaborador,
  • reconhecimento,
  • saúde mental e física,
  • motivação e estímulo,
  • bem-estar no ambiente corporativo,
  • maior integração entre os membros.

Para promovê-la é preciso:

Incentivar o trabalho em equipe 

O bom gestor tem o dever realçar o valor e a importância do trabalho em equipe.

Para isso, é preciso descobrir cada talento, respeitar as individualidades e promover a integração de todos os membros. 

O bom trabalho em equipe é uma das maneiras de promover a QVT e aumentar os resultados. 

Dar oportunidades de crescimento dentro da empresa

Um estudo da Consultoria BambooHR, publicado na Revista Época, afirma que 44% dos colaboradores que se demitiram dizem ter tomado essa decisão por causa do chefe tóxico, aquele que tira a motivação e não oferece oportunidades.

Empresas e gestores têm que promover o crescimento e a valorização dos colaboradores, dando oportunidades para mostrarem suas habilidades e a possibilidade de assumir novos cargos.

Criar ambientes de descanso e engajamento

Por menor que seja o ambiente, a empresa necessita criar um espaço alternativo de uso coletivo para descanso, convivência e engajamento da equipe. 

Ser um bom líder 

A boa liderança tem tudo a ver com a promoção da qualidade de vida no trabalho. 

Primeiro, o bom líder precisa trabalhar para proporcionar aos membros da sua equipe um ambiente favorável, ergonômico, organizado e tranquilo, disponibilizando ferramentas e meios necessários. 

Tratando de convivência, a liderança deve saber usar a sua inteligência emocional para motivar e orientar a sua equipe em todos os momentos, respeitando as individualidades e usando da empatia.

Agora que você sabe o que é como promover a qualidade de vida no trabalho, que tal conhecer o PoderosaMente para se tornar um líder de sucesso?