Descontentamento no trabalho, falta de motivação e a procura pela liberdade de poder fazer os seus horários e gerir o próprio tempo são os principais motivos para virar autônomo nos dias de hoje.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, além da taxa de desemprego estar elevada. De fato, virar autônomo parece ser uma solução ideal para as pessoas.

A busca por um novo horizonte e oportunidades diferentes, no entanto, precisa ser executada com inteligência e de forma planejada, para que essa nova empreitada comece da melhor forma.

Então fica a dúvida: vale a pena correr atrás desse sonho? Continue a leitura e saiba tudo que precisa para tomar essa importante decisão.

Quais são os benefícios de ser autônomo?

Não é à toa que muitas pessoas estão optando por essa forma de trabalho nos dias de hoje: os benefícios são tentadores e interessantes. 

Conheça as principais vantagens em ser autônomo:

Mais liberdade

Autonomia para poder escolher os métodos de trabalho, prospecção de clientes, ferramentas e fluxo. 

Dessa forma, trabalhar se torna mais prazeroso e é possível extrair o máximo de aproveitamento. Tudo isso porque seu próprio chefe é você!

A liberdade é o ponto mais forte em ser autônomo e é um dos grandes motivos para que essa tendência esteja crescendo tanto. Inclusive, não ter um chefe implica menos pressão, discussões e outros problemas que ocorrem diariamente.

Mais flexibilidade

A flexibilidade é outro grande benefício de trabalhar por conta própria. Não é preciso bater ponto todo dia, cumprir obrigatoriamente 40 horas semanais  nem utilizar uniforme ou roupa social. 

Fazer seus próprios horários e poder atuar em casa é confortável e permite que se tenha mais tempo com a família, além de fazer com que o estresse seja melhor controlado.

Inclusive, como autônomo, você consegue focar em projetos paralelos com mais atenção e investir em si mesmo.

Quais são as desvantagens de ser autônomo?

Assim como todo regime de trabalho, existem os pontos fortes e os mais fracos. Na questão de ser autônomo, as principais desvantagens são:

Não ter uma estabilidade financeira

Como você é quem dita tudo, a instabilidade financeira é presente. Isso porque não se sabe exatamente como será o mês seguinte, e assim por diante. Mesmo que os ganhos sejam 100% seus, o dinheiro que entrará não será fixo!

Para contornar essa situação, é interessante que você faça um planejamento financeiro eficiente, que seja seguido corretamente. Assim, se você receber menos do que imaginava em algum momento, não passará dificuldades.

Menos benefícios

De fato, nem todos os benefícios concedidos pela CLT serão usufruídos pelo modelo autônomo, por exemplo, as férias remuneradas, seguro desemprego e FGTS. Sendo assim, é importante ponderar se esses benefícios lhe farão muita falta.

Porém, nem todos os benefícios trabalhistas são perdidos quando se é autônomo. 

Ao abrir um MEI, um modelo de prestação de serviço em que você cria um CNPJ e vira pessoa jurídica, você tem direito a alguns benefícios interessantes, como: auxílio-doença, aposentadoria por idade e salário-maternidade.

Acredite no seu potencial! 

Apostar nessa nova empreitada trará desafios e benefícios, mas se você se organizar poderá conhecer e remover suas crenças limitantes e se tornar o autônomo bem-sucedido que sempre sonhou.

O autoconhecimento é muito importante para compreender quais são seus pontos fortes e os que precisam melhorar, assim como para analisar seus padrões de conduta que levam a determinados resultados.

Se você não mudar seus vícios de comportamento e as crenças limitantes, mesmo na sua nova jornada os problemas de sempre aparecerão.

Agora que você já conhece os benefícios e pontos de atenção em ser autônomo, conheça o programa Poder da Mente para realizar seus sonhos com mais determinação e confiança!