A carteira de clientes é um dos maiores patrimônios de uma empresa. 

Conseguir mantê-la e trabalhar para aumentá-la é fator de sucesso para todo empreendimento. 

No entanto, no mercado competitivo em que vivemos, fidelizar os atuais clientes, reconquistar os que não estão comprando e atrair novos não é tarefa fácil.

Por isso, todo líder sabe que precisa procurar alternativas para trabalhar de forma eficiente a gestão de clientes, para manter os atuais e conquistar novos. 

Neste post você vai conferir 4 dicas que selecionamos para ajudar a aumentar a carteira de clientes do seu negócio. Continue a leitura.

Como aumentar a carteira de clientes?

Trabalhando a gestão da carteira de cliente, o administrador ou o vendedor pode perceber que existem consumidores que podem ser considerados: 

  • ativos ou de base, que são aqueles que periodicamente estão consumindo o seu produto;
  • inativos, que já há algum tempo não realizam nenhuma compra;
  • novos, que são classificados como potenciais clientes, mas nunca compraram da sua empresa.

Compete à gestão não se concentrar apenas nos nomes que já estão comprando, e sim investir para reconquistar aqueles que deixaram de lado o seu produto ou conquistar os que ainda não compraram a sua marca. 

Isso vai fazer você aumentar sua carteira de clientes ativos.

Como fazer isso?

Ofereça um diferencial

O mercado é competitivo, o número de ofertas é alto e o consumidor é altamente exigente, por isso, você precisa ter um diferencial para conseguir o sucesso.

Você pode se destacar:

  • oferecendo mais qualidade que a concorrência; 
  • ofertando um produto exclusivo no mercado; 
  • dando melhor preço ou melhores condições de pagamento;
  • com entrega mais rápida;
  • com melhor esquema de garantia comparado à concorrência;
  • com atendimento personalizado e exclusivo;
  • contando com a tecnologia para facilitar o relacionamento.

Responda: se o consumidor fosse você, qual diferencial apresentado pela sua empresa faria você comprar dela?

Crie um programa de indicação

Para Philip Kotler, o guru do marketing, a melhor propaganda é feita por um cliente satisfeito e você pode aproveitar as boas experiências que a sua marca promove nos seus consumidores e criar um programa de indicação.

Ela fica mais atrativa quando o seu atual cliente ganha algo em troca ao indicar um familiar ou um amigo para comprar o seu produto. 

Quando um consumidor recebe de outro a narrativa de suas boas experiências e a indicação de compra, ele tende a se sentir mais seguro e confiante para realizar uma negociação com a marca. 

Enfatize os seus valores pessoais

Observe o conjunto de valores que é passado para o cliente. 

O consumidor precisa:

  • enxergar o valor da sua empresa;
  • compreender a importância do produto para ele;
  • confiar no vendedor. 

Por isso, a autoconfiança do profissional é primordial para passar segurança para quem ainda está em dúvida se compra ou não o seu produto.

Além disso, para aumentar a carteira de clientes da empresa, é indispensável por parte do vendedor:

  • inteligência emocional para lidar com as diferentes individualidades;
  • empatia;
  • honestidade;
  • transparência;
  • respeito;
  • atendimento personalizado para cada um deles.

Trabalhe sua comunicação verbal e não verbal

Cuide e observe a forma de comunicação verbal e não verbal

Uma comunicação verbal eficiente significa que o leitor ou ouvinte compreendeu a mensagem transmitida. Para tanto, seja objetivo e claro. 

Quando o seu cliente falar algo, olhe para ele e preste atenção no que ele está dizendo, evite anotar, atender celular, olhar relógio, dando a impressão de que não está prestando atenção. 

Pernas inquietas ou dedos batendo na mesa podem dar a impressão de insegurança ou pressa para encerrar o atendimento.

Lembre-se também de que a roupa não pode chamar mais atenção do que o seu conhecimento e a disposição em ajudar o cliente.

Agora que você conferiu as 4 dicas para aumentar a carteira de clientes, que tal continuar no blog e seguir a leitura conferindo o que é planejamento de carreira e como fazer um?