Hoje a maioria das empresas não avalia apenas a capacitação técnica dos seus colaboradores, também analisa a inteligência emocional no trabalho.
O CareerBuilder, um site americano de recrutamento, realizou uma pesquisa nos EUA entrevistando 2.138 gestores e encarregados da área de RH e o resultado deixou muitos profissionais surpresos.
Para 77% dos entrevistados as chamadas soft skills, habilidades diretamente ligadas à inteligência emocional têm tanto valor quanto as especializações técnicas dos candidatos.
E para 16% deles estas habilidades são mais importantes que as capacidades laborais do profissional.
Continue lendo nosso post e saiba como desenvolver a inteligência emocional no trabalho e garantir o seu sucesso profissional.
O que é inteligência emocional?
Inteligência emocional, ou IE, é definida pela psicologia como a capacidade que uma pessoa tem para:
- identificar as próprias emoções,
- compreendê-las,
- gerenciá-las,
- inclui ainda a capacidade de lidar e compreender as emoções e sentimentos das pessoas que o cercam.
Logo, a inteligência emocional no trabalho é a capacidade do profissional aprender a identificar e gerir suas próprias emoções compreendendo o efeito delas no seu desempenho e no sucesso da empresa.
Envolve ainda compreender e gerir a emoção de cada um dos envolvidos no ambiente profissional.
4 dicas para desenvolver a inteligência emocional no trabalho
A IE é uma condição para que um líder profissional saiba usar de resiliência, calma e compreensão diante de imprevistos que possam surgir envolvendo a rotina corporativa.
No entanto, ela não se desenvolve de uma hora para outra, requer disciplina, força de vontade e determinação.
Para desenvolvê-la é preciso:
Autoconhecimento
No templo de Apolo, no oráculo de Delfos, existia uma frase que mais tarde passou a ser usada pelo filósofo grego Sócrates que dizia: Conhece-te a ti mesmo!
Desde a Grécia Antiga, o homem é convidado à reflexão interior e para isso é preciso entrar em seu íntimo para descobrir como lidar consigo mesmo e com o mundo ao redor.
Promova o autoconhecimento respondendo:
- Quem sou?
- O que me desequilibra e por que?
- Como posso melhorar?
- O que estou fazendo para promover a melhoria em mim?
Respondendo essas questões se chegará a conclusão de como lidamos com as nossas emoções durante o dia.
Analise suas emoções
Profissionais inteligentes emocionalmente não permitem que seus impulsos os dominem.
Reconhecer suas reações e seus sentimentos é fundamental para o desenvolvimento da inteligência emocional no trabalho.
Saiba identificar quais são as situações no ambiente corporativo que são capazes de tirar você do sério e levá-lo ao seu limite.
É importante lembrar que nem sempre nosso desequilíbrio é expresso pela comunicação verbal.
Muitas vezes o profissional aparenta estar equilibrado, mas, as mãos ou as pernas não param de mexer, indicando o contrário.
Nossos sentimentos também são demonstrados através de gestos, trejeitos e olhares. O profissional inteligente emocionalmente sabe se manter calmo em todos os aspectos.
Controle seus comportamentos
Identificadas as causas das emoções negativas é preciso aprender a lidar com elas e a controlar o seu comportamento.
Todo profissional precisa desenvolver o autocontrole e estar preparado para resolver problemas e enfrentar desafios diariamente.
É importante lembrar que aquilo que promove o desequilíbrio provavelmente vai continuar acontecendo, sendo necessário que você mude seu comportamento e aprenda a lidar com a situação.
Aprenda a se expressar
O profissional que desenvolve a inteligência emocional no trabalho não é aquele que precisa engolir tudo sem falar nada.
Faz parte da IE expressar os sentimentos e pensamentos, sempre através de um diálogo franco, respeitoso e calmo.
Como dissemos, para desenvolver esta habilidade é preciso disciplina, foco e determinação e parar com o processo de procrastinação. É preciso começar agora.
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