Hoje a maioria das empresas não avalia apenas a capacitação técnica dos seus colaboradores, também analisa a inteligência emocional no trabalho. 

O CareerBuilder, um site americano de recrutamento, realizou uma pesquisa nos EUA entrevistando 2.138 gestores e encarregados da área de RH e o resultado deixou muitos profissionais surpresos. 

Para 77% dos entrevistados as chamadas soft skills, habilidades diretamente ligadas à inteligência emocional têm tanto valor quanto as especializações técnicas dos candidatos.

E para 16% deles estas habilidades são mais importantes que as capacidades laborais do profissional. 

Continue lendo nosso post e saiba como desenvolver a inteligência emocional no trabalho e garantir o seu sucesso profissional. 

O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional, ou IE, é definida pela psicologia como a capacidade que uma pessoa tem para:

  • identificar as próprias emoções,
  • compreendê-las,
  • gerenciá-las,
  • inclui ainda a capacidade de lidar e compreender as emoções e sentimentos das pessoas que o cercam. 

Logo, a inteligência emocional no trabalho é a capacidade do profissional aprender a identificar e gerir suas próprias emoções compreendendo o efeito delas no seu desempenho e no sucesso da empresa.

Envolve ainda compreender e gerir a emoção de cada um dos envolvidos no ambiente profissional. 

4 dicas para desenvolver a inteligência emocional no trabalho

A IE é uma condição para que um líder profissional saiba usar de resiliência, calma e compreensão diante de imprevistos que possam surgir envolvendo a rotina corporativa. 

No entanto, ela não se desenvolve de uma hora para outra, requer disciplina, força de vontade e determinação. 

Para desenvolvê-la é preciso: 

Autoconhecimento

No templo de Apolo, no oráculo de Delfos, existia uma frase que mais tarde passou a ser usada pelo filósofo grego Sócrates que dizia: Conhece-te a ti mesmo!

Desde a Grécia Antiga, o homem é convidado à reflexão interior e para isso é preciso entrar em seu íntimo para descobrir como lidar consigo mesmo e com o mundo ao redor. 

Promova o autoconhecimento respondendo:

  • Quem sou?
  • O que me desequilibra e por que?
  • Como posso melhorar?
  • O que estou fazendo para promover a melhoria em mim?

Respondendo essas questões se chegará a conclusão de como lidamos com as nossas emoções durante o dia. 

Analise suas emoções 

Profissionais inteligentes emocionalmente não permitem que seus impulsos os dominem.

Reconhecer suas reações e seus sentimentos é fundamental para o desenvolvimento da inteligência emocional no trabalho. 

Saiba identificar quais são as situações no ambiente corporativo que são capazes de tirar você do sério e levá-lo ao seu limite.

É importante lembrar que nem sempre nosso desequilíbrio é expresso pela comunicação verbal.

Muitas vezes o profissional aparenta estar equilibrado, mas, as mãos ou as pernas não param de mexer, indicando o contrário. 

Nossos sentimentos também são demonstrados através de gestos, trejeitos e olhares. O profissional inteligente emocionalmente sabe se manter calmo em todos os aspectos. 

Controle seus comportamentos

Identificadas as causas das emoções negativas é preciso aprender a lidar com elas e a controlar o seu comportamento.

Todo profissional precisa desenvolver o autocontrole e estar preparado para resolver problemas e enfrentar desafios diariamente. 

É importante lembrar que aquilo que promove o desequilíbrio provavelmente vai continuar acontecendo, sendo necessário que você mude seu comportamento e aprenda a lidar com a situação.

Aprenda a se expressar

O profissional que desenvolve a inteligência emocional no trabalho não é aquele que precisa engolir tudo sem falar nada. 

Faz parte da IE expressar os sentimentos e pensamentos, sempre através de um diálogo franco, respeitoso e calmo. 

Como dissemos, para desenvolver esta habilidade é preciso disciplina, foco e determinação e parar com o processo de procrastinação. É preciso começar agora.

Conheça o PoderosaMente, um treinamento de alto impacto para ajudar você a descobrir todo o seu potencial e desenvolver sua inteligência emocional no trabalho. Consulte nosso site!