Qual tarefa você vem adiando fazer há muito tempo a ponto de se tornar um problema? Talvez todos os dias você prometa a si mesmo: hoje eu vou fazer! Bem… hoje não foi, então será nesta semana! Humm… não foi nessa semana também, mas eu faço na outra, com certeza! Quando essa dinâmica torna-se um hábito, podemos dizer que estamos sofrendo do mal da procrastinação.

A procrastinação é o atraso desnecessário de uma tarefa ou tomada de decisão, acompanhado de emoções negativas, como culpa e insatisfação.

O comportamento procrastinador é relativamente difícil de ser modificado porque traz um conforto temporário em um mundo cheio de demandas e responsabilidades. Ele não deixa de ser uma estratégia para lidarmos com aquelas tarefas que, na realidade, não estamos nem um pouco a fim de fazer.

A procrastinação também pode ter outras causas como o perfeccionismo: a pessoa se preocupa demais se será capaz de realizar a tarefa dentro do seu alto padrão de exigência, assim, fica adiando para não precisar enfrentar o problema. Ou ainda há pessoas que procrastinam porque não são organizadas ou não sabem por onde começar. Impulsividade, baixo autocontrole e nível elevado de distração também são fatores apontados como causa.

Mas afinal, como se livrar desse comportamento que tanto sabota nossos resultados? Será que existe uma fórmula para eliminar de vez o hábito de deixar tudo para a última hora? A ciência cognitivo-comportamental aponta algumas técnicas testadas e comprovadas para te ajudar nessa missão! Vamos colocar aqui o passo a passo para que você coloque-as em prática agora mesmo.

Sabemos que quando se trata de hábitos e comportamentos, não existe fórmula mágica. Mas com um pouco de disciplina e empenho, você pode sim amenizar muito ou até eliminar a procrastinação da sua vida. Está pronto para começar?  

PASSO 1: Divida a tarefa em pequenos passos.

Divida a tarefa em pequenos passos.

O objetivo aqui é que você dê um mini passo para começar a realizar a tarefa. Se você precisa elaborar uma apresentação, por exemplo, comece escolhendo o layout e já faça a capa. Ou ainda, escolha as imagens que deseja incluir nela. Se a tarefa for consultar um médico para fazer o check-up anual, deixe um bilhete na sua mesa de trabalho com o número de telefone do consultório e o horário em que fará a ligação.

Um pequeno primeiro passo te dará uma sensação de realização e será uma motivação a mais para que você siga trabalhando.

PASSO 2: Gerencie suas emoções.

Estar de mau humor ou simplesmente sem vontade realizar a tarefa são desculpas que você pode estar usando para sabotar os resultados. Antes de tudo, reflita se a razão disso é algum medo inconsciente de não ser capaz ou até a autoimagem que carrega de si mesmo como uma pessoa não merecedora de coisas boas. Acha isso impossível? Pois nós sabemos que esses são os principais motivos pelos quais as pessoas não conseguem realizar seus objetivos. Nas palestras gratuitas que realizamos semanalmente explicamos tudo isso em detalhes!

PASSO 3: Monte um “sanduíche” de tarefas.

Monte um sanduíche de tarefas.

Uma tarefa chata, uma tarefa legal. Uma tarefa chata outra tarefa legal. Assim você faz uma lista de tarefas intercalando o que você não gosta de fazer com aquilo de que gosta mais. E o dia não fica maçante: você ganha motivação para terminar logo a “tarefa chata”. Priorize também o que é mais urgente, mesmo que faça em pequenas etapas.

Há quem prefira começar e terminar tudo de uma vez só para se “livrar” logo do problema. Porém, a desvantagem de lidar assim com as demandas é que elas se tornam um martírio, pois a pessoa já sabe que passará longos períodos fazendo algo que não gosta. Além de educar o cérebro para fazer tudo na última hora, pois sempre “dá tempo”. Ou seja, voltamos para o ponto da procrastinação.

PASSO 4: Visualize o seu “eu” do futuro.

Visualize o seu “eu” do futuro.

A visualização é uma excelente técnica de construção do futuro. A mente não diferencia a realidade da imaginação, para ela tudo está acontecendo agora. Então, a dica é: logo pela manhã, de preferência antes de se levantar da cama, por pelo menos cinco minutos, imagine como se estivesse realizando tudo o que planejou para o dia e sentindo a alegria de ser capaz de concluir todas as tarefas no prazo. Imagine-se contando isso para um amigo ou familiar e como eles ficam felizes com a sua conquista.

É importante que você, além de imaginar, sinta a alegria de estar realizando tudo no prazo ou até antes dele.  Ao sentir a emoção positiva, o cérebro produzirá os hormônios e neurormônios necessários para gerar os comportamentos condizentes à nova realidade criada pela mente.

PASSO 4: Não se culpe por procrastinar.

Não se culpe por procrastinar.

Se ficar se culpando pelo que não fez promovesse alguma mudança em você, o mundo seria outro. Somos, como seres humanos, bastante eficientes em apontar o dedo para nós mesmos por qualquer motivo. E isso tem uma explicação: quando crianças, a maioria de nós foi educado em uma sistema de punição-recompensa, que cria um condicionamento inconsciente. Cada vez que erramos somos repreendidos ou até sofremos algum castigo. Isso repetidas vezes se transforma em uma crença: cada vez que eu “sinto” que fiz algo errado, devo ser punido. 

O sentimento negativo que a culpa gera, faz com que você fique desmotivado por nunca conseguir cumprir prazos ou fazer aquilo que se propôs. Em vez de melhorar, a situação só piora, pois a sua mente fica revivendo a imagem das tarefas sendo adiadas e o sentimento de frustração vai tomando conta de você e se transforma em um vício emocional. Esse ciclo se retroalimenta até que você decida por um fim nele. Livrar-se desse sentimento de culpa pode ser bastante desafiador para a maioria de nós, mas é possível. Técnicas como o auto-perdão ajudam muito nesse sentido.

Seguindo todo esse passo a passo, você será capaz de aumentar a sua produtividade, amenizando ou até eliminado de vez a procrastinação da sua vida! Agora, se você acha que é muito difícil seguir esses passos sem alguém para apoiá-lo, então participe do nosso treinamento PoderosaMente.

Nele você aprenderá a aplicar técnicas cientificamente comprovadas para se livrar de vez dos comportamentos autossabotadores e começará a caminhar na direção dos seus objetivos.