As emoções fazem parte do cotidiano humano, mas nem sempre é fácil administrá-las. Daí a importância do autocontrole, uma maneira de conseguir superar obstáculos sem perder a postura ou cometer excessos.

Dependendo do estado emocional, as pessoas reagem às situações de formas diferenciadas.

Enquanto se percebe o equilíbrio em alguns, mesmo diante de situações complicadas, nota-se que por muito pouco algumas pessoas se perdem e entram em um estado agressivo ou apático, fora da normalidade.

Saber lidar com essas situações ajuda tanto no aspecto pessoal como profissional, demonstrando equilíbrio e discernimento durante os momentos de dificuldades.

Neste post vamos tratar do autocontrole e como desenvolvê-lo para ter uma vida mais tranquila e saudável. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é autocontrole?

O autocontrole é a capacidade de controlar as próprias emoções e desejos.

Conseguir se controlar consiste em apresentar um comportamento equilibrado, mesmo diante de situações difíceis e complicadas, mantendo o foco e conduzindo seus afazeres normalmente.

Isso não significa falsidade ou frieza, mas sim uma maneira madura de se encarar a realidade, incluindo os fatos indesejáveis.

O autocontrole é valorizado nas carreiras por ser sinônimo de equilíbrio, discernimento, compostura e sobriedade. Portanto, não adie mais a decisão de modificar o seu modo de ser e pensar, caso ele esteja lhe trazendo problemas.

O interessante é que este processo pode ser desenvolvido com o tempo e algumas técnicas, visto que não nascemos prontos e temos muito a ganhar fortalecendo essa habilidade. 

Como desenvolver o autocontrole?

Como já mencionado, o autocontrole precisa ser desenvolvido. Para isso, existem 4 maneiras interessantes de substituir a ansiedade, medo e apreensão por sentimentos de calma e paz.

Vamos conhecer cada um deles:

Conheça a si mesmo

O primeiro passo para desenvolver o autocontrole é conhecer a si mesmo, ou seja, compreender que tipo de pessoa você é, o que lhe motiva e como alcançar uma vida significativa. 

Para isso questione-se sobre quais são:

  • seus valores,
  • seus anseios,
  • seus objetivos.

Perceba os excessos

A partir do levantamento realizado sobre si mesmo, é hora de perceber e reconhecer os excessos, ou seja, aquilo que você faz a partir de acontecimentos e sentimentos que lhe incomodam.

Busque identificar, com honestidade e sem julgamentos, quais são as suas reações quando sente:

  • irritação, 
  • raiva, 
  • mágoa, 
  • medo,
  • ansiedade.

Sabendo localizar aquilo que lhe incomoda a ponto de perder o controle através dos excessos, inicie um trabalho para saber administrar essas situações.

Diminua as atividades excessivas

Agora que você já sabe o que causa em você atitudes excessivas, é hora de diminuí-las de forma gradual.

Supondo que determinada situação lhe deixa com raiva e isso faz com que você abuse na comida, é chegada a hora de eliminar essa causa da sua vida.

Faça isso em doses homeopáticas, diminuindo os excessos gradualmente.

Entenda suas emoções

Por fim, não culpe a si mesmo por ter emoções a respeito de alguns acontecimentos que simplesmente lhe levam aos excessos.

Compreenda que todas as pessoas passam por isso e que é possível resolver tais situações a medida em que você passa a praticar o bom humor, a ser mais flexível e a permitir mais alegrias e motivações em sua vida.

Premie-se sempre que conseguir alcançar os objetivos e não desanime, pois tudo é questão de tempo e de esforço, portanto, se cair, levante, respire fundo e siga em frente.
Agora que você sabe mais sobre o autocontrole e como desenvolver essa importante habilidade, acesse nosso site e conheça o PoderosaMente, uma imersão para se encontrar e mudar a forma de encarar sua vida!