Os sonhos nos impulsionam e, em sua maioria, estão relacionados a uma boa gestão financeira pessoal para que consigamos realizá-los. 

Sonhamos em realizar a viagem internacional, comprar um carro novo, a casa própria e até mesmo em ter algum recurso extra para iniciar um empreendimento ou morar no exterior.

Para muitas pessoas, o tempo vai passando e elas não conseguem concretizá-los e, geralmente, a explicação é que não conseguiram o dinheiro para isso. 

Talvez nesse momento você esteja dizendo que diante de uma economia tão instável é praticamente impossível planejar seus gastos e muito menos poupar algum dinheiro.

Mas saiba que existem pequenas dicas que podem ajudá-lo a gerir melhor toda a sua receita mensal. 

Quer saber como? Continue a leitura e descubra.

Melhores práticas de gestão financeira pessoal

A educação financeira deveria ser incentivada desde a infância, assim seríamos adultos que sabem administrar muito melhor o próprio dinheiro.

Recentemente, o Ibope divulgou uma pesquisa encomendada pelo C6 Bank na qual mostra que apenas 21% dos entrevistados receberam educação financeira quando eram crianças. 

Se você é uma dessas pessoas que ainda têm problemas para gerir as suas finanças, confira algumas dicas e saiba como economizar.

Registre as entradas e saídas fixas

Uma das primeiras dicas para aprender a fazer uma gestão financeira pessoal é manter todas as suas entradas mensais e as suas saídas registradas. 

Essa dica vale também caso você seja um empreendedor.

Podem ser exemplos de saídas fixas pagamentos de:

  • aluguel, 
  • água, 
  • luz, 
  • telefone, 
  • internet, 
  • consórcios,
  • empréstimos,
  • mensalidade escolar.

Como entrada fixa, você pode somar os salários da família ou alguma outra fonte, como o recebimento de aluguel de algum imóvel ou benefício.

Diminua os seus gastos

Feita a lista das suas entradas e saídas fixas, é hora de fazer uma análise profunda sobre a forma que você usa o seu dinheiro.

Para isso, você precisa aplicar o autoconhecimento e reconhecer onde você está gastando sem necessidade.

Por exemplo, se a fatura do seu cartão todo mês causa um desequilíbrio na sua gestão financeira pessoal, algo de errado está ocorrendo. 

Nessa hora, o autoconhecimento precisa entrar em ação. Quais são as suas reais necessidades de compras? 

Poupe 

Pode ser que você ache muito difícil essa dica, mas o ideal é que 10% do valor das suas entradas sejam reservadas para poupar ou investir, a fim de realizar o sonho da sua vida.

E precisamos dizer que de fato no início é uma tarefa bem difícil, mas, com o tempo, você perceberá que faltava apenas organização nas suas finanças. 

Doe 

Talvez você não saiba, mas a educação financeira será matéria obrigatória no currículo escolar no ensino fundamental. 

Já existem escolas que ensinam seus alunos a ganhar, gastar, poupar e doar.

E talvez você esteja se perguntando: como que doar vai ajudar na gestão financeira pessoal?

Primeiro, doar é um dos maiores exercícios para desapegar-se. 

Outro ponto é que especialistas financeiros defendem que essa ação faz com que a pessoa adquira uma confiança na sua capacidade de fazer mais dinheiro. 

Faz também o doador se sentir melhor, se reconhecendo como alguém bom e digno de resultados melhores. 

Acredite em você! 

Para realizar os sonhos, precisamos ir além.

Por isso, vença suas crenças limitantes que o fazem pensar não ser merecedor ou não ter capacidade e competência para conquistá-los.

Aceite o desafio e aprenda a substituir esses pensamentos por crenças fortalecedoras e positivas. 

Acredite em você e na sua capacidade de chegar onde deseja.

Agora que você conferiu nossas dicas para melhorar a sua gestão financeira pessoal, que tal conhecer o Poder da Mente para ajudá-lo na realização dos seus sonhos?