Estamos vivenciando o Setembro Amarelo e a campanha nos leva a pensar como frases sobre autoestima podem ser determinantes na vida das pessoas. 

A depressão é considerada pela Organização Mundial de Saúde como o mal do século XXI.

Apesar de ser classificada como uma das doenças mais impactantes da atualidade, ela sempre existiu, mas somente agora está começando a receber a devida atenção. 

Silenciosa e avassaladora, é considerada um transtorno psicológico que, assim como qualquer outra doença, precisa de diagnóstico e tratamento.

Pacientes que sofrem desse mal relatam sentirem uma imensa falta de motivação e tristeza, o que os leva muitas vezes a pensar em suicídio. 

Em apoio ao Setembro Amarelo e com objetivo de valorizar a vida, selecionamos 3 frases sobre autoestima para reflexão.

Como a depressão está ligada a autoestima?

Autoestima e depressão podem caminhar mais próximas do que pensamos.

A baixa autoestima faz a pessoa não se sentir bem com ela mesma, o que vai gerar desânimo, falta de motivação e insegurança, além do sentimento de inutilidade, pontos que podem tornar a pessoa mais vulnerável para desenvolver os transtornos psicológicos. 

Por isso, trabalhar a autoestima é fundamental para combater a depressão.

Como forma de apoio, selecionamos 3 frases sobre autoestima que vão ajudar a refletir e enfrentar os desafios da vida profissional e pessoal.

São elas:

“Quando penso que cheguei ao meu limite, descubro que tenho forças para ir além.” Ayrton Senna

Essa frase do brasileiro, tricampeão mundial da Fórmula 1, nos remete a pensar na importância da motivação. 

Ela é o motor da nossa vida, quer seja na área pessoal ou profissional, e quando falta, não enxergamos caminhos para seguir, mas ele existe!

É importante lembrar que para ajudar uma pessoa que está se sentindo deprimida a encontrar a autoestima, o primeiro passo é ouvi-la sem julgamentos e usar da empatia. 

“Gostaria que você soubesse que existe dentro de si uma força capaz de mudar sua vida. Basta que lute e aguarde um novo amanhecer.” Margaret Thatcher

Entre tantas frases sobre autoestima, selecionamos essa de Margaret Thatcher, a conhecida dama de ferro, ex primeira-ministra britânica e exemplo do empoderamento feminino, por considerar de muito valor o seu conteúdo. 

Ela pode ser compreendida de duas formas: precisamos vencer nossas crenças limitantes e verdadeiramente acreditar que temos uma força capaz de mudar o que julgamos estar errado em nossas vidas. 

Da mesma forma que ao perceber um amigo ou familiar deprimido, mostrar a ele que essa força também está nele, ajudando-o a recuperar sua autoestima. 

“Quando você aprende a dizer não, você constrói a autoestima. Porque você aprende a se defender e isso cria força interior…” Eduardo Volpato

A última frase sobre autoestima selecionada foi essa do Eduardo Volpato, empresário, escritor best-seller e palestrante. 

É importante lembrarmos que para a psicologia, a autoestima consiste na análise que fazemos sobre nós e isso envolve autoconhecimento.

Por isso, muitas vezes na vida precisamos fazer essa análise e aprender a dizer não. 

O não pode ser usado até mesmo para uma situação que estamos vivenciando. 

Dar um basta ao sofrimento é uma atitude de coragem que ajuda a adquirir a força interior e a construir um novo caminho. 

Agora que você conferiu nossas frases sobre autoestima, que tal compartilhar esse post com seus amigos como forma de apoio à campanha do Setembro Amarelo?