Pode-se dizer que o empoderamento feminino se tornou uma ferramenta de contribuição para a evolução da sociedade. 

Ele se consolidou em um movimento político, filosófico e social que busca conscientizar e promover a equidade de gênero em toda e qualquer atividade. 

Também desempenha um forte papel na melhoria da qualidade de vida em geral, pois promove a conquista dos direitos humanos.

Nesse post você vai saber o que é o empoderamento feminino e conhecer os seus princípios!

O que é empoderamento feminino?

O conceito de empoderamento surgiu em 1970 nos Estados Unidos com a luta em prol da valorização e da conquista de cidadania plena da raça negra em virtude da desigualdade que sofria. 

No mesmo ano o termo começou a ser usado pelo movimento de mulheres que objetivava promover a força do sexo feminino, defendendo a equidade de gênero e maior participação delas na sociedade. 

O movimento cresceu e as mulheres foram conquistando espaços sociais, exigindo seus direitos, ganhando o mercado de trabalho e mostrando suas capacidades. 

Esse processo se expandiu mundo afora e ganhou tanta força que em 2010 foi criada a ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas que se tornou uma liderança em prol de mulheres e meninas ao redor do mundo. 

Quais são os princípios da entidade?

Todos sabemos da importância do setor empresarial para o crescimento econômico e para o desenvolvimento social da população. 

Cientes disso, a ONU Mulheres e o Pacto Global criaram os 7 princípios do empoderamento feminino visando ajudar a  sociedade a incorporar valores e ações que promovam as mulheres. 

Esses princípios são:

Liderança

A liderança empresarial deve criar condições estruturais e culturais para promover em todos os membros da instituição o valor e a necessidade da igualdade de gênero, começando por cargos de lideranças femininas

Igualdade de oportunidade

Homens e mulheres devem ser tratados de forma justa no ambiente corporativo. 

O apoio aos direitos humanos e a não discriminação devem ser respeitados e preservados sempre. 

Saúde, segurança e bem-estar 

Toda empresa deve garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de forma igualitária para todas as mulheres no ambiente de trabalho.

Sendo a violência um problema ainda comum, elas precisam de uma espaço profissional tranquilo, sem medo e sem riscos de abuso ou assédio. 

Educação e formação

As empresas devem possibilitar e promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as pessoas da mesma forma.

A educação para todos é uma ferramenta de alto poder para quebrar os obstáculos em relação à equidade de gênero. 

Desenvolvimento empresarial

Apoiar o empreendedorismo feminino em diferentes aspectos, buscando e incentivando a mulher desde a contratação dos fornecedores e parceiros, até as campanhas de marketing lançadas pela empresa. 

Liderança comunitária

Toda empresa pode usar sua influência no meio em que está inserida para reforçar a importância e a capacidade das mulheres para que elas ganhem espaço e poder de voz.

Acompanhamento, medição e resultado

A empresa deve medir, documentar e publicar os progressos da instituição no que se refere a promoção da mulher. 

Com isso, as empresas vão promover impacto real no universo feminino.

Qual a importância do empoderamento feminino? 

Não apenas as empresas precisam se esforçar para ajudar no empoderamento feminino, mas sim, toda a sociedade.

Por séculos as mulheres foram vítimas de crenças limitantes e acreditaram na sua inferioridade.

O movimento prioriza pela igualdade de direitos e oportunidades entre os sexos.

Se houver participação de toda a sociedade, as novas gerações terão um mundo mais justo e humanizado, menos competitivo e mais igual.

Agora que você sabe o que é empoderamento feminino e quais são os seus princípios, que tal acessar nossa página e participar do PoderosaMente, um dos melhores treinamentos em Inteligência Emocional do Brasil, para alcançar o sucesso que você verdadeiramente merece?