Estabelecer objetivos na vida profissional é possível e para isso é preciso saber o que é planejamento de carreira.

Antes de entrarmos na definição é importante que se saiba que existem dois modelos para o plano de carreiras:

  • o desenvolvido pelo profissional,
  • o desenvolvido pela empresa.

Normalmente as grandes corporações oferecem um planejamento de carreira para seus funcionários, apresentando possibilidades de crescimento e oportunidades na empresa.

No entanto, aquele que está buscando o seu espaço profissional também deveria desenvolver o seu plano, para servir como guia e estímulo aos objetivos a serem alcançados.

Neste post apresentamos o que é planejamento de carreira e como desenvolver o seu. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que é planejamento de carreira?

Para responder o que é planejamento de carreira é fundamental que o profissional saiba exatamente onde deseja chegar.

Portanto, o primeiro passo é localizar o objetivo factível que a pessoa tem para a sua vida profissional, considerando pontos importantes como:

  • aptidões,
  • dons e talentos,
  • mercado e demanda,
  • família e sonhos pessoais.

O planejamento de carreira é um conjunto de ações e metas a serem alcançados para se atingir determinado objetivo em termos profissionais.

Qual a importância de se criar um?

O planejamento de carreira auxilia o profissional a verificar os seus pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos, estabelece um cronograma a ser cumprido, com metas a serem conquistadas e melhorias contínuas no currículo.

Colabora no desenvolvimento dos valores pessoais, a partir do esforço e do trabalho realizado para uma melhora também como indivíduo e cidadão.

Como criar um planejamento de carreira?

O planejamento de carreira não precisa ser um documento complexo. Basta somente que seja organizado de tal forma que possa servir como apoio às atividades a serem desenvolvidas para o alcance dos objetivos.

Para isso é necessário:

Estabelecer metas a curto, médio e longo prazo

A partir de uma visão do estado atual é necessário que sejam estabelecidos metas a curto, médio e longo prazo.

No que consiste o planejamento de carreira a curto prazo? São as ações imediatas e que iniciam o processo no atingimento dos objetivos a serem alcançados.

Como exemplo de metas imediatas estão decisões na realização de cursos, treinamentos e aprimoramento próprio que podem ser realizados rapidamente.

Outro exemplo podem estar ligados a atividades saudáveis, que pode-se iniciar imediatamente e a eliminação daquelas que tragam prejuízos.

As metas de médio prazo são aquelas que também exigem esforços, mas onde os resultados só serão alcançados a partir de determinado tempo, entre 1 e 5 anos como, por exemplo:

  • aprender outro idioma, 
  • formar-se em determinada faculdade, 
  • fazer uma pós-graduação.

Finalmente as metas para longo prazo são aquelas que irão acontecer a partir de conquistas já estabelecidas anteriormente.

Bons exemplos envolvem alcançar um melhor nível salarial na empresa, ser promovido para posições de liderança, tornar-se um expert em determinado assunto a ponto de ser procurado por outras corporações.

Coloque a mão na massa!

Agora que você já sabe o que é planejamento de carreira e como desenvolver o seu é hora de colocar a mão na massa.

Comece agora a desenvolver o seu plano, estabelecendo os objetivos e mais do que isso, vá em busca do seu espaço e inicie imediatamente a sua caminhada.

Aproveitando o momento para as respostas sobre o que é planejamento de carreira convidamos você a continuar conosco e ler nosso post sobre como acabar de vez com a procrastinação.