Existem diversos motivos que levam as pessoas a pedir demissão.

Dentre os principais motivos que envolvem essa atitude, três constituem a maioria dos casos:

  • insatisfação com o trabalho atual,
  • convite para trabalhar em outra empresa,
  • vontade de montar o seu negócio próprio.

A verdade é que deve-se buscar constantemente por melhorias na vida profissional, portanto não há nada de errado em buscar melhores oportunidades onde o equilíbrio deve ser o ponto a ser alcançado.

Nesse post vamos apresentar os sinais que demonstram que chegou o momento de pedir demissão e como fazer isso da maneira adequada. Continue lendo e saiba mais a respeito!

3 sinais que é hora de pedir demissão

Pode-se afirmar que existem sinais que apresentam indicações para que você pense em pedir demissão. 

Quando eles surgem em nossas vidas, os dias passam mais devagar e as tarefas tornam-se tediosas. 

Você está recebendo esses sinais quando:

Não aprende mais nada

Quando as atividades não oportunizam novos aprendizados a tendência é que os dias passem a ser cansativos, sem uma conquista a ser atingida e então a rotina passa a deixá-los sem objetivos.

É natural no ser humano a busca por novidades.

No trabalho os desafios são fundamentais para motivar o profissional, o que lhe possibilitará novas oportunidades e o crescimento em sua carreira. A falta dessa perspectiva é frustrante.

Está desanimado com o trabalho

O desânimo pelo trabalho ocorre em função de acontecimentos que não fazem parte dos objetivos que você escolheu para a sua vida profissional.

Geralmente estão associados a:

  • falta de reconhecimento por parte da empresa,
  • ausência de oportunidades de crescimento profissional,
  • tarefas a serem executadas não alinhadas com gostos pessoais,
  • cultura da empresa não faz sentido em relação aos seus princípios ideológicos.

O desânimo leva as pessoas ao estresse, o que acaba se refletindo nos resultados e na falta de prazer em acordar e enfrentar os desafios da vida profissional.

Você quer seguir o seu sonho

Por fim, outro motivo que faz com que profissionais optem por pedir demissão envolve a busca na realização de seus sonhos, seja como empreendedor ou na conquista da oportunidade de emprego que tanto deseja.

Infelizmente muitas pessoas possuem crenças limitantes que as impedem de serem felizes e atingirem os seus objetivos.

Muitos, no entanto, não desanimam e buscam recursos, experiências, motivação e conhecimento para a conquista do seu merecido “lugar ao sol”.

Como pedir demissão?

Se você realmente já tem um plano e está pronto para uma nova etapa em sua vida, quem sabe chegou a hora de pedir demissão?

No entanto, é fundamental sair do seu atual trabalho deixando portas abertas e quem sabe levando para a sua caminhada boas amizades e um relacionamento de respeito e simpatia com seus ex-colegas e ex-diretores.

O ideal é conversar com seu chefe e apresentar a ele o seu desejo por novos caminhos, com muito respeito e valorizando essa etapa que foi importante para sua experiência.

Trabalhe a sua comunicação verbal, dialogando com clareza e simpatia e não esqueça que o corpo também se comunica, portanto, nada de gestos agressivos e desnecessários.

A comunicação não verbal faz parte do contexto geral e diz muito mais do que você imagina!

Formalize o pedido entregando uma Carta de Demissão e não deixe de passar todos os serviços para o seu substituto com detalhes, de modo que a empresa não tenha problemas operacionais.

Coloque-se à disposição e colabore caso seus antigos empregadores precisem de ajuda.

Agora que você já sabe quando e como pedir demissão, confira 5 passos para desenvolver uma vida saudável!